Como ser um promotor mais eficiente no PDV

Se você é um promotor de vendas, sabe que promover um produto é um trabalho que impacta diretamente nas vendas, e a exposição dos itens no PDV pode representar a chave para o sucesso de uma marca. São inúmeras as funções de um promotor, que deve atrair a atenção de clientes através de uma demonstração ou de um brinde promocional de um produto novo no mercado. É claro que as estratégias irão variar de acordo com o segmento, lojas atendidas e até do tipo de acordo feito entre a indústria e o PDV.  

Entre as diversas tarefas que um promotor de vendas realiza, podemos destacar: gerenciamento das mercadorias disponíveis no estoque e nas gôndolas apoiando sua reposição, negociação de pontos de destaque dentro do PDV, apoio aos vendedores da loja para aumentar as vendas dos produtos que estão sendo trabalhados e análise de concorrentes.

Para que o trabalho no Ponto de Venda seja o mais proveitoso possível, é importante que o promotor saiba exatamente o que o gestor comercial espera dele. Pensando nisso, separamos por etapas algumas dicas para que você possa criar uma rotina de trabalho organizada e produtiva.

  • Faça um roteiro diário

Normalmente um promotor de vendas visita mais de um PDV por dia. Portanto, antes de sair para o expediente é importante ter em mãos um roteiro de quais PDVs serão visitados no dia, respeitando a ordem de endereço, do mais próximo para o mais distante. Dessa forma, é possível ganhar produtividade e reduzir gastos desnecessários com deslocamento, já que perderá menos tempo no trânsito. Logística é tudo, não é mesmo?

  • Crie uma lista de tarefas

É muito importante criar uma lista com todas as tarefas que devem ser realizadas no PDV, como um checklist, já colocando na ordem em que cada uma delas deve ser executada. Assim, quando chegar na loja você poderá consultar tudo o que já foi feito, evitando assim o retrabalho.

  • Use a tecnologia a seu favor

Caso o seu gestor não conte com uma solução tecnológica para organizar todas as atividades do time de promotores, use o seu smartphone para enviar em tempo real fotos e vídeos do PDV em que está, reportando informações como a repercussão de uma campanha ou as promoções desenvolvidas pelo concorrente. Dessa forma, o gestor poderá acompanhar o trabalho que está sendo feito e assim poderá tomar ações preventivas com base na sua performance.

Gostou das nossas dicas? Com esses passos simples o trabalho do promotor será otimizado e com isso todos saem ganhando.