Criatividade no PDV, pense diferente

Sabemos que um Ponto de Venda criativo é uma das maneiras mais eficazes de se destacar da concorrência e aumentar as vendas.  Como sabemos, o consumidor está cada dia mais exigente, e por isso é necessário adotar algumas estratégias na hora de montar um bom PDV. Como esse é um grande desafio para todo gestor, listamos seis dicas para te ajudar nesse processo.

  1. Mude o layout da loja

Sente que está com dificuldade para atrair a atenção das pessoas? Então pode ser que já esteja na hora de mudar o layout da loja. Analise bem o espaço e se coloque na posição do consumidor. É possível localizar os produtos rapidamente? Como está a disposição dos itens? E a iluminação? Será que ela favorece e destaca as mercadorias? Não deixe de fazer uma boa análise do seu PDV, pois dessa forma será mais fácil identificar o que precisa ser mudado. Lembre-se que o objetivo aqui é envolver o consumidor e tornar o ambiente mais favorável à compra.

  • Melhore a exposição dos produtos

Você sabia que melhorar o visual merchandising pode aumentar em até 40% as vendas do seu PDV? É isso mesmo! E medidas simples podem fazer toda a diferença na decisão de compra do consumidor, como por exemplo: tirar o pó, riscos, qualquer marca de envelhecimento ou mesmo objetos com defeito.

A organização é outra coisa que não deve ser negligenciada, afinal, pode passar uma imagem negativa da sua loja. Para ajudar, você pode usar divisores de gôndolas, faixas e stoppers.

  • Sinalize os itens no PDV

Uma das sensações mais frustrantes que existe é a de entrar em uma loja e sentir-se perdido. Para evitar que seu cliente vá até a concorrência, sinalize bem o seu Ponto de Venda. Padronize placas, cartazes e etiquetas, pois dessa forma será possível criar um ambiente mais agradável e ajudará o consumidor a encontrar o que precisa.

  • Aposte em decorações estilizadas

Uma boa maneira de inovar e surpreender o cliente é usar datas comemorativas para fazer alterações na decoração do seu espaço. Aproveite a época das Festas Juninas, Natal, Páscoa e Dia dos Namorados, por exemplo, para criar um PDV mais atraente, fazendo com que assim os clientes comprem ainda mais.

  • Invista em marketing sensorial

Não! Você não leu errado! O marketing sensorial é uma boa maneira de conquistar o seu cliente. Você pode apostar nesta estratégia de forma simples, como por exemplo perfumar sua loja com aroma de chocolate na época da Páscoa. A música que toca enquanto o cliente escolhe o que vai levar também é importante. O marketing sensorial pode instigar só um dos sentidos ou usar uma combinação deles, dependendo, claro, das possibilidades do seu negócio.

  • Inove! 

Se a ideia é criar um PDV criativo, esqueça os modelos clássicos de disposição de produtos. Aposte em materiais diferenciados que podem gerar inovação dentro da loja. Luminárias de LED, faixas e banners são excelentes para destacar as mercadorias sem se prender ao mesmo de sempre.

Destacar-se no mercado exige muita criatividade e conhecimento do seu público-alvo. É importante ficar sempre atento para fazer as mudanças necessárias.

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